O rap nos anos 80

O hip-hop pode ter surgido na década de 70, mas apenas alcançou o mainstream na década seguinte, a partir de 1979 grupos como Kurtis Blow, Grandmaster Flash & The Furious Five. É um equivoco comum acreditar que o hip-hop no inicio era explicitamente político, The message do Grandmaster Flash foi uma rara exceção em uma época onde os hits dançantes predominaram.
Grandmaster Flash & The Furious Five
O sample não apareceu até Marley Marl acidentalmente tropeçar nele no inicio dos anos 80, as letras como conhecemos hoje só apareceram por volta de 1982, mais de meia década depois do surgimento do gênero.
Embora tivessem havido outros singles que se tornaram populares, Run DMC foi o primeiro a provar que o gênero era comercialmente viável em 1983, dependendo da perspectiva nesse momento se dá o nascimento do hip-hop ou a sua sentença de morte.
Depois disso, o hip-hop deixou de ser um estilo de vida e tornou-se uma força musical acessível aos consumidores do mundo inteiro.
Run D.M.C - Its Trick by sitepodepa

Após essa transição, os artistas começaram a aparecer na costa oeste dos Estados Unidos, Ice T e Too $hort podem ser citados como pioneiros.
Poetas formidáveis como Rakim, Kool De Mo e KRS-One se tornavam cada vez mais populares. Produtores ampliaram o seu catalogo e passaram a usar o rock (Beastie Boys e Run DMC) e Jazz (Marley Marl e depois DJ Premier e Prince Paul).
Na segunda metade da década de 80, o hip-hop se tornou mais político (Boogie Down Productions e Public Enemy) e mais acessível para o publico pop (DJ Jazzy Jeffy, Fresh Prince e MC Hammer).
Em suma, não era mais a cultura monocromática que foi nos anos 70 e no inicio dos anos 80. E, embora alguns argumentem que ele perdeu o seu foco, ele se tornou cada vez mais popular, e até o final da década estava prestes a tornar-se uma cultura juvenil dominante.

No Brasil a cultura hip-hop chegou mais notavelmente em São Paulo, pelas mãos das equipes que faziam os bailes soul e dos discos e revistas que começaram a ser vendidos em lojas nas galerias da Rua 24 de Maio, no Centro.
Os primeiros a aparecer foram os dançarinos de break que, expulsos pelos comerciantes e policiais da região, transferiram-se para a estação de metrô São Bento.
Racionais MC's
Logo apareceram os tagarelas, que podem ser tidos como os primeiros mc’s do Brasil apareceram pelo inicio da década de 80, a Melo do Tagarela(uma paródia de Rapper’s Delight) foi gravada por Miéle, um apresentador de TV, nela continham versos de cunho político e social.
O registro inicial do rap brasileiro é a coletânea Hip Hop Cultura de Rua (1988, Eldorado). Ela trouxe faixas dos grupos Thaíde e DJ Hum (produzidas por Nasi e André Jung, do grupo de rock Ira!), MC Jack, Código 13, entre outros. Debutava no Brasil o estilo musical baseado em falas ritmadas despejadas por cima de bases dançantes tiradas de discos de funk, com eventuais scratches (os arranhões, efeito que os DJs obtêm ao fazer o disco ir para frente e para trás no prato). No entanto, a estética discursiva típica do rap já havia sido usada, um ano antes, para a confecção de um grande sucesso de rádio: Kátia Flávia, que o carioca Fausto Fawcett gravou com os Robôs Efêmeros. Os scratches também já haviam aparecido em disco em Estação Primeira (87), da banda paulistana Gueto.

Racionais Mc's - Pânico na Zona Sul by sitepodepa

Em 1988, outra coletânea de rap foi lançada em São Paulo: Consciência Black (primeiro disco do selo Zimbabwe). Nela, estava um grupo que daria muito o que falar nos anos seguintes: os Racionais MCs. Em suas duas músicas, Pânico na Zona Sul e Tempos Difíceis, Ice Blue, Mano Brown, Edy Rock e o DJ KlJay deram uma visão nada amenizada de como era dura a vida do jovem negro e pobre que mora na periferia paulistana, perdido entre o crime e a injustiça social.
Outro importante registro é “Mão Branca” (Polygram), do respeitado Gérson King Combo, um dos poucos nomes da produção nacional de funk. Autor de dezoito registros fonográficos, entre compactos (simples e duplos) e LPs, King Combo destaca-se por pérolas como “Jingle Black”, “Mandamentos Black” e “O Rei Morreu”.


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