Entrevista com Artigo

Ele é um mc da Zona Norte de São Paulo, começou no rap fazendo freestyle e participando das batalhas de mc's. Logo começou a escrever suas letras e fazer suas músicas. Ficou um tempo parado, apenas escutando e evoluindo, agora voltou com tudo e está para lançar seu Epílogo intitulado Libertação. Há 2 meses lançou o single que dá nome ao EP deixando todos ansiosos para o lançamento de seu primeiro trabalho físico. É com muita honra que o Pode pá apresenta sua primeira entrevista com o Mc Artigo.                                                                                                                 



Marcel podepa.com - Antes de tudo, salve Artigo, tudo certo mano?
Artigo - Tranquilíssimo Marcel, e por ai?

Marcel podepa.com - Sobre o EP, como que vai ser? Quantas faixas, participações, datas, enfim, o que você tem para nos dizer?
Artigo - Bom, tem algumas coisas ainda pra eu decidir, mas o ep terá 8 faixas. Participações até o momento são de Rashid e Projota. O lançamento será no dia 30/04. O que posso adiantar sobre o EP, que será um EP que trás um "novo artigo", não um Artigo com novas ideias e sim um Artigo mais amadurecido.


Marcel podepa.com  - “20 anos de idade com frustação de 40” quais foram tuas maiores frustrações no rap?
Artigo - A inveja, há muito invejoso no RAP, creio eu que não só no RAP, mas no samba, mpb, rock e etc... E na vida... E este é um dos motivos que eu canto, pra trazer pra perto de mim os verdadeiros.
Marcel podepa.com - O que te levo a ficar por quase 2 anos parado?
Artigo - Passei por uma fase bem difícil em minha vida, ela me levou a desacreditar de mim, me afastar dos meus amigos, ficar trancado em um quarto buscando respostas de perguntas que eu nem sabia quais eram, graças aos meus amigos consegui sair desta fase e voltar ao RAP, um lugar a qual nunca sai, apenas me ausentei.

Marcel podepa.com - Se você pudesse fazer uma mudança no mundo em troca de um sacrifício pessoal, que mudança faria e o que sacrificaria?
Artigo - Daria minha vida pra que não houvesse mais guerra/injustiça/desigualdade/violência em geral.

Marcel podepa.com - Você ainda esta algemado, precisa se libertar de algo? De que?
Artigo - A ideia do som Libertação, consiste em eu me libertar de pessoas que tentaram me algemar, minha fase de 2 anos afastado do RAP, é um exemplo vivo. Ele me "algemaram"mas não pra sempre, hoje voltei 10x mais preparado do que antes e isto não ocorrerá mais, estou bem convicto do que quero, tenho uma família (3Fs), tenho amigos e tenho vocês. Quem poderá me parar?

Marcel podepa.com - ''Tive que morrer pra saber que tinha uma vida''. Obviamente na letra, você expressou de maneira não literal, mas você acha que pessoas morrem sem de fato viver?
Artigo - Então, essa parada do "Tive que morrer pra saber que tinha vida", eu acredito que quando você ama alguém demais, você se sacrifica a ponto da salva esta pessoas, aos 16 anos eu "me matei" pra sacrificar a mim mesmo, ao ponto de dar o que minha vida(mente) precisava, mudei radicalmente hábitos, modos, cultura e aprendizado. Depois que fiz isto eu enxerguei o valor da minha vida e hoje a valorizo como sempre deveria valorizá-la. Eu acredito que muita gente morre sem viver, porque eles tem medo de viver, se "prendem" a algo que as impede, por isso busque a libertação... Ela te ensinará a viver.

Marcel podepa.com - Há um tempo você montou seu home studio, em qual ponto isso o ajudou/inspirou à voltar a cena com novas músicas e lançamentos? Outro ponto, as faixas da EP serão gravadas nesse estúdio? Ou serão feitas também em outros lugares?
Artigo - Quando montei este Home Studio, liguei para o Tiago(Projota) e falei com ele, na época ele queria trampar em seu EP "Carta aos Meus", então ele se internou em minha casa durante alguns dias. Pra mim, isto me ajudou demais, tive inspiração, motivação suficiente pra recomeçar e então saiu o som "Lema da Vida" [Produção Dj Caique], que gravei em Dezembro de 2009 e saiu só em Setembro de 2010(risos). Agora juntamos equipamentos, eu, Projota, Rashid, Terceira Safra e o Correria, o Estúdio está em processo de Upgrade, espero que finalizemos tudo até o inicio das gravações do meu EP, do contrário terei de ver aonde gravarei.

Marcel podepa.com - Artigo, você como muitos outros mc's de São Paulo participavam ativamente do Santa Cruz, batalhas, free e tudo mais. Agora o foco está no lançamento do EP Libertação, mas o que vem à sua cabeça sobre o Sta? Você considera que tenha contribuído de alguma forma com a tua formação como mc?
Artigo - Saudades do Santa Cruz!!!! Quando escuto o nome "Santa Cruz", me vem à cabeça: risadas, diversão, rimas, aprendizado e muiiiiita zoeira(risos)! Foi um momento muito importante em minha vida, conheci muita gente importante ali, considero muita gente de coração mesmo. A base que a Santa Cruz me trouxe, foi a de sempre "batalhar pra vencer", não só como MC ou no RAP, mas no dia-a-dia também, não vejo um MC que não passou por isso, seja na Santa Cruz ou em qualquer outro lugar. 

Marcel podepa.com - Soube que você tinha um grupo de rap nas antigas com o Rashid e o Projota. Qual era o nome do grupo, quando e como foi essa época para você, que importância teve na sua carreira?
Artigo - Realmente eu tive, prefiro não citar o nome(risos). Foi em 2005, durou quase 2 anos.A maior importância deste grupo junto com o Tiago e o Michel é que eles me provaram que não precisamos ter um grupo pra sermos amigos e que sermos amigos é muito mais que ser um grupo, hoje somos uma família, agradeço demais por fazer parte deste time forte.

Marcel podepa.com - Bom, queríamos te agradecer pela entrevista, valeu pela força mano. Agora o espaço é seu, pra divulgar links, contato, próximos shows, considerações finais, e um recado pra galera que curte seu rap ae, demoro?
Artigo - É nóiz Marcel!! Agradeço a todos que admiram meu trampo e acreditam em mim, saiba que acredito em vocês também família. Tamo junto!

Links / Contatos:
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=30067929 (Comunidade, aqui posto sobre shows e novidades, fiquem ligados)
Contato / Show: artigo.agenda@gmail.com

Tags:

About author

Curabitur at est vel odio aliquam fermentum in vel tortor. Aliquam eget laoreet metus. Quisque auctor dolor fermentum nisi imperdiet vel placerat purus convallis.