O grupo UndergroundCia teve início em 2007 desde então foram vários acontecimentos, vários verdadeiros espalhados em vários lugares que foram ligados e unidos por um som, uma só energia na sintonia certa, de buscar produtividade, positividade e desde então são 15 músicas lançadas sendo que 13 delas numa mixtape que foi lançada em Janeiro de 2010.


O UndergroundCIA foi o vencedor como melhor grupo por votação publica no “MELHORES 2008”.
E vem por ai um CD com 8 músicas novas e mais 5 regravadas da mixtape.
Acreditando que o ''mudar'' depende só de nós e além do sonho pessoal de cada um, temos o sonho em conjunto, que é aumentar a estrutura tanto em projetos sociais como em divulgações, para que a mensagem realmente possa chegar a quem precisa e a família Underground está cada vez mais focada pra isso.



Underground CIA - Entre a lágrima e o Sorriso by sitepodepa

Bokão podepa.com - Quem compõe o grupo, como se conheceram, como que surgiu o UndergroundCIA?
Thiago SKP - O grupo é formado por Thiago SKP 21 anos,  Miguel Godinho 27 anos, Richard Vaz 20 anos e Alan 23 anos.
Olha, o grupo surgiu quando há quatro anos quando Thiago e Alan e dois antigos membros que já não fazem parte do grupo faziam gravações no quarto mesmo, só pelo fato de gostar de rimar, quando percebemos estávamos ensaiando sempre e já tava formado o Underground & CIA. Começaram a ter apresentações, pessoas começaram a perceber o respeito com que tratávamos a poesia e portas começaram a se abrir. Com isso exigia mais dedicação e por motivos pessoais os dois integrantes acabaram optando por sair.
No ano seguinte, Thiago e Alan fizeram uma música em participação com Richard e Miguel e pela ideologia em comum e a sintonia em idéias, ali teve início a formação que está até hoje. E nesses anos foram apresentações, mixtapes, conseguimos conquistar um espaço pro rap na rádio, no qual Thiag skp e Richard Vaz apresentam, e a soma disso tudo, mais a experiência de vida de cada um, deu início ao projeto do cd ‘Sentimentos’ que está quase pronto e até Junho no máximo já vai estar nas ruas e disponível para compras on-line também.

Bokão podepa.com - Vocês estão envolvidos em projetos sociais, qual a importância disso pra vocês?
Thiago SKP - Estamos sim, acontece um projeto que chama ‘Dia Underground’ onde a cada mês é sorteada uma comunidade da cidade onde acontecem apresentações de grupos locais e regionais, pipoca, algodão doce... No intuito de oferecer uma tarde agradável pras pessoas do local junto ao lazer e cultura.
Esse projeto foi iniciado pela Família Underground indo de comércio em comércio na cidade em busca das doações, onde em alguns dias e a ajuda de vários comércios da cidade, conseguimos o mínimo para proporcionar esse dia para as crianças.
Isso tudo incluindo a qualidade do som nos eventos, precisou de muito tempo para ir de lugar em lugar, ofícios, liberação de som na prefeitura e cada tempo gasto com isso foi com imensa satisfação a importância disso se torna cada vez maior, muitos adolescentes e crianças não têm muito acesso à cultura de poesias e até algumas músicas que demoram a chegar até eles, então buscamos levar algo positivo em cada trabalho feito, para que cada vez esses jovens sejam apresentados à cultura seja ela escrita, cantada, dançada.

UndergroundCIA - Inimigo Intimo by sitepodepa

Bokão podepa.com - Acreditam que os MC’s deveriam se envolver mais com esse tipo de trabalho?
Thiago SKP - Acho que cada mc tem um objetivo, tanto pessoal como profissional e  acho importante também em ações a gente fazer a expansão da mensagem positiva.
E acho que não só mcs, mas quem pode ajudar de alguma forma quem precisa acho bem válido. E não digo financeiramente tem várias formas de ajudar, como integrando de alguma forma em algum projeto, se você tem algo de bom pra passar pra frente pode ter certeza que mais gente tem também. É se unir pra ajudar. Acho que se a pessoa tem algo pra passar de bom, seja através da arte, do conhecimento, do esporte é importante ser repassado. E assim implantado a semente pros que tão vindo ou os que não tiveram acesso a isso. E quanto mais Mc’s fizerem seus projetos expandindo, é uma parte do movimento em produtividade, é a parte difícil de ser mc sendo exercida por ele, acho fundamental e admiro o mcs que já tem seus projetos que beneficia quem precisa.  Isso é o rap.

Bokão podepa.com - Como que é o rap mineiro, como ta o crescimento do rap por ai?
Thiago SKP - Na cidade de Itabira onde moramos, o rap nesses últimos anos vem conquistando um espaço seu. Em Belo Horizonte existe duelo de mc’s na praça da estação toda sexta que é referência em todo cenário mineiro. Hoje na cidade de Itabira fora o projeto ‘Dia Underground’, temos um programa na Rádio Liberdade Fm 87,9
Toda sexta das 20 às 21hrs (www.liberdadeitabira.com.br) dá pra ouvir pelo site também.
Fora o nosso tem mais dois programas de rap em mais duas rádios daqui.
Hoje em dia não acabou, longe disso, mas hoje também o rap de qualidade esta chegando aonde não chegava, abrindo portas, conquistando espaço, mostrando que o rap é veiculo da poesia, veiculo do sentimento e aos poucos com mais grupos de qualidade chegando vai diminuindo o rótulo que existe ainda contra o rap.

UndergroundCIA - Tudo pra mim by sitepodepa

Bokão podepa.com - Todos buscamos o crescimento coletivo, na opinião de vocês, qual a melhor forma de conseguir?
Thiago SKP - Acho que todos dando o devido respeito e importância que o rap merece ai crescendo junto, afinal mesmo por caminhos diferentes os objetivos são bem semelhantes se não iguais. Já estamos unidos pelo fato de corrermos pelo rap, não tem porque separar.
Acredito que através da música quem passa um sentimento real, verdadeiro quem sente isso de igual logo se identifica. Tanto quem faz como quem ouve, rap não tem padrão de como ser, como fazer, porém rap de qualidade no fim é musica boa. Acredito que quando um de nós consegue expandir em massa uma mensagem real tem que ser valorizado porque as portas estão sendo abertas pro rap de uma certa forma.
Então vejo dessa forma, um dando força pro outro que a vitória de um acaba sendo o incentivo pra do outro.
  
Bokão podepa.com - Qual a importância da mídia alternativa para a cultura hip-hop?
Thiago SKP - Acho que total. Sem ela nada seria como é em termos de divulgação.
Quantos raps de qualidade já achamos em sites de qualidade também hein?
Acho fundamental, acho que são corres independentes de quem tem ideologia em comum, que acabam dando certo. Acredito e valorizo muito a galera que, como vocês, expandem a mensagem positiva, informações, notícias, entrevistas, poesias, enfim acho que no mundo de hoje a mídia alternativa é uma das maiores ‘armas’ para divulgação de qualquer material.

UndergroundCIA - Entre o sonho e a realidade by sitepodepa

Bokão podepa.com - Por que o rap ainda não chegou à grande mídia com a mesma força como nos Estados Unidos? É um fator cultural ou tem algo, além disso?
Thiago SKP - Além do fator cultural, tem a parte que o rap em geral fala o que muitos gêneros comerciais muitas vezes não têm coragem ou competência pra dizer. Com isso é quase o ‘oposto’ do que a mídia quer, é como se o rap mostrasse o que eles não querem mostrar.
O rap vem ganhando espaço de pouco em pouco. Em rádios, programas de tv aberta que anos atrás não dava pra imaginar. Tem vários jeitos de expressar uma mensagem positiva, argumentos políticos, sociológicos. Acredito que a mensagem principal do rap de raiz ta sendo fortificada e você expor essa mensagem REAL na grande mídia, é muito diferente de se vender e inverter os valores que te levaram até ali , não podemos esquecer que é um veiculo de comunicação em massa , você esta implantando sua mensagem verdadeira em milhões corações. E hoje vejo comerciais da NBB, o Rashid com rap verdadeiro também, vejo o rap chegando aos poucos onde deveria. O próprio MV Bill vem inserindo o rap na mídia também. Tem o EMICIDA também que hoje ta em evidência em vários programas levando o rap onde muitas vezes não estava.
Mas acho que também por poucos conhecerem de verdade o rap e muitos terem preconceito, antigamente não tinha nada disso em termos de divulgação. A cultura do rap, do hip-hop é muito bonita para ser vista como algo ‘criminoso’ acho que o rap ta no caminho certo em relação à divulgação. Acho que o rap tem muito que crescer nesses anos nessa parte. Com a divulgação quebramos o preconceito também, mostrando que rap não é nada daquilo que dizem por ai.

UndergroundCIA - Entre o sonho e a realidade by sitepodepa

Bokão podepa.com - O que podemos esperar do Undeground & Cia nesse ano?
Thiago SKP - Podem esperar muito trabalho, muita dedicação e muito amor por esse trabalho. Esperamos também com o cd saindo, a expansão da mensagem positiva sempre.
Pra quem ta ouvindo até em meio à guerra, tenha um momento de paz através da música, seja uma lembrança de um momento, de uma pessoa, enfim pra mudar o mundo em que vivemos  temos que ir mudando o mundo do máximo de pessoas que conseguirmos. O pouco feito por cada um resulta em muito para comunidade. Podem esperar trabalho afinal, os fatos falam por si.

Contato:

http://www.myspace.com/undergroundcia
http://twitter.com/#!/undergroundcia
Tags:

About author

Curabitur at est vel odio aliquam fermentum in vel tortor. Aliquam eget laoreet metus. Quisque auctor dolor fermentum nisi imperdiet vel placerat purus convallis.